«Poderei fazer tatuagens tendo psoríase?», é uma pergunta que já me foi feita inúmeras vezes. Estudei sobre a matéria e estava a preparar um artigo, mas encontrei uma matéria que me fez enviar o rascunho directamente para o lixo. A resposta está no portal Bonde. Não perca o artigo «Tenho psoríase: posso fazer uma tatuagem?».

Eis um pequeno excerto:

Se você tem psoríase e está pensando em fazer uma tatuagem, é preciso saber que existem muitos fatores a considerar sobre este assunto. “Tatuagens pode ser uma forma de enfeitar o corpo e se expressar, mas uma coisa que ela não pode fazer é encobrir suas placas eritematosas – sinais típicos da psoríase – que muitos confundem com alergias”, comenta a dermatologista Cristine Carvalho, diretora do Centro de Dermatologia e Estética.

Felizmente, muitas partes do corpo onde a psoríase é comum, tais como o couro cabeludo, os cotovelos e os joelhos não são locais apropriados para tatuagens de qualquer maneira. “Mesmo assim, é preciso ter em mente que a tatuagem é uma declaração no corpo, algo que você não deseja esconder. Se o seu desejo for encobrir as marcas da psoríase, roupas e maquiagem são melhores, além de serem opções menos permanentes”, diz a médica. [...]