Solários e psoríase
Já debatemos neste espaço a forte importância do Sol na melhoria da psoríase, nomeadamente através dos artigos Psoríase: Sol pode ajudar e Sol e psoríase.
Todos os doentes que sofrem de psoríase sabem que o Sol ajuda bastante no tratamento deste problema de pele. Apanhar sol de uma forma contida e moderada é altamente aconselhável e benéfico. No entanto, para quem padece de psoríase e procura formas não naturais de procurar os benefícios do astro-rei, poderá correr o risco de piorar a doença. A este propósito, leiam o artigo «Os riscos dos solários». Eis um excerto do mesmo:
[...] Para além do efeito antidepressivo que a exposição moderada ao sol, em horas adequadas pode ter, existem doenças de pele, nomeadamente os eczemas, em particular a psoríase, que podem beneficiar da exposição lenta, progressiva e controlada ao sol. Mas a exposição súbita, bastante energética que os solários promovem é desaconselhada. [...]
Atenção: Este blogue visa estreitar relações entre doentes com psoríase, partilhando experiências que permitem melhorar a qualidade de vida de quem padece deste problema. Cada caso é um caso, e cada tratamento neste espaço sugerido, por mais eficaz que possa parecer, deverá ser sempre acompanhado de supervisão médica.
Não me responsabilizo por quaisquer consequências indesejáveis que surjam por uso adequado ou inadequado do referido nos artigos e nos comentários de leitores.
Janeiro 29th, 2010 at 11:59 am
Caros amigos,
A Psoríase foi Reconhecida Como Doença Crónica em Portugal. Agora os que são afectados por esta doença,(como eu) passam a ver toda a medicação de uso exclusivo no tratamento da mesma comparticipado a 100%. Boa Noticia.
Fevereiro 1st, 2010 at 1:03 am
Olá cmlopo,
Boas vindas ao blogue e obrigado pelo comentário.
É verdade! É uma óptima notícia!
Fevereiro 1st, 2010 at 3:53 pm
que óptima notícia!
Fevereiro 2nd, 2010 at 8:32 pm
Olá Francisca,
Bem-vinda ao blogue e obrigado pelo comentário.
É verdade
Fevereiro 5th, 2010 at 3:31 pm
E o que é preciso fazer para que seja reconhecida na Segurança Social ? Basta uma declaração do médico assistente ? Obrigado. Cumprimentos. João Ferreira
Fevereiro 5th, 2010 at 8:04 pm
Olá João,
Bem-vindo ao blogue e obrigado pelo comentário.
Pode ser que algum leitor o possa esclarecer.
Fevereiro 20th, 2010 at 9:07 pm
Não sofro de psoríase mas o meu pai sofre e procuro manter-me informada sobre a possibilidade de cura ou pelo menos de alívio para o problema.
Fico muito contente com esta notícia pois não sabia e acho que é mais que justo uma vez que os custos com a doença são elevadíssimos.
Março 11th, 2010 at 12:26 pm
Olá! Alguem sabe se fazer esfoliação da pele pode agravas as lesões? Obrigada
Março 12th, 2010 at 2:07 pm
Olá Liliana,
Obrigado pela sua visita e comentário.
Pode ser que algum leitor a saiba esclarecer.
Março 12th, 2010 at 2:23 pm
Olá Felicidade,
Bem vinda ao blogue. Obrigado pelo comentário.
Sim, é uma notícia que deixa sem dúvida felizes todos os portadores de psoríase.
Março 15th, 2010 at 2:20 pm
Liliana disse: “Olá! Alguem sabe se fazer esfoliação da pele pode agravas as lesões?”
Olá,
O simples acto de esfoliar a pele, para além da limpeza da mesma, faz com que esta fique mais ressequida. Por isso, sempre que fizer esfoliação da pele deve depois hidratar muito bem a mesma com um bom creme. Caso tenha muitas “crostas” não deve fazer esfoliação pois para além de as poder arrancar e causar ferida pode ajudar à proliferação das escamas.
http://semcoment.blogspot.com/
http://comerbeberlazer.blogspot.com/
Março 16th, 2010 at 1:01 pm
Olá Kuskho,
Obrigado pela visita, comentário e esclarecimento!
Março 17th, 2010 at 12:36 am
[...] recente post Solários e psoríase vimos que para quem padece de psoríase, procurar formas não naturais de procurar os benefícios [...]
Abril 30th, 2010 at 5:51 pm
Eu tenho psoríase, meu deus as vezes quero morre, tenho a 13 anos, é no meu corpo todo, me escondo do mundo, isso é morte. afim isso é desumano. beijos
Abril 30th, 2010 at 5:53 pm
Eu tenho psoríase, meu deus as vezes eu acho que não vivo, mas sim vegeto, como samos escluido da sociedades, dissem que não mas sabemos que somos escluidos.o que fazer?
Maio 16th, 2010 at 10:44 pm
o que posso fazer para poder ter os medicamentos para a psoriase comparticipados a 100%?
Agosto 5th, 2010 at 9:14 am
Olá fernanda,
Obrigado pelo comentário e pela visita.
Entendo perfeitamente a sua ansiedade e angústia. Mas existem muitos casos de doentes aparentemente “curados”!
Consulte sempre um médico dermatologista, e até mais do que um, para obter várias opiniões.
Força!