Sol e psoríase
Quem sofre de psoríase sabe que o Sol ajuda sobremaneira no tratamento da doença; apanhar sol contida e moderadamente é altamente benéfico. No entanto, certos casos de psoríase podem piorar após exposição solar. É o que diz um artigo muito pertinente do Diário de Notícias na sua edição on-line. A notícia, intitulada «Psoríase e acne podem melhorar com o sol», refere:
[...] O dermatologista Osvaldo Correia avisa, porém, que é preciso ter alguns cuidados: “A psoríase frequentemente melhora com o sol, mas a pele deverá ser intensamente hidratada para não haver comichão. Se surgirem algumas lesões, devem de imediato ser tratadas para não haver agravamento com a chegada do Outono e do Inverno.”
De acordo com este especialista, “alguns tipos de psoríase apresentam melhora após os banhos de sol, mas há uma percentagem pequena que pode piorar”. [...]
Os raios do astro-rei podem ajudar a atenuar as lesões da psoríase porém… o constrangimento impede muitos doentes de irem à praia. E este é um ponto deveras preocupante.
Atenção: Este blogue visa estreitar relações entre doentes com psoríase, partilhando experiências que permitem melhorar a qualidade de vida de quem padece deste problema. Cada caso é um caso, e cada tratamento neste espaço sugerido, por mais eficaz que possa parecer, deverá ser sempre acompanhado de supervisão médica.
Não me responsabilizo por quaisquer consequências indesejáveis que surjam por uso adequado ou inadequado do referido nos artigos e nos comentários de leitores.









































Setembro 21st, 2009 at 5:39 pm
Adorei a matéria, e me interesse sempre qdo o assunto é psoríase; meu esposo é acometido desta doença, há pelo menos 10 anos, ele tem 52 anos é imperativo, muito nervoso e é do tipo que não leva desaforos para casa !!
acho que até, depois que ele me conheceu, está mais controlado o seu problema de pele, porque fui procurar logo um dermatologista e um gastro, no SASE de Realengo, profissionais de se tirar o chapéu !!! Porém, noto que, qdo ele decide parar as medicações por um ou dois dias para beber a cervejinha dele (começa de manhã e termina à noite ), ele piora muito…abrem-se as feridas novamente, o que mais me preocupa atualmente é a cirurgia de hérnia inguinal que ele fará no hosp. de Acari, como sempre, a tendência é stresse e a baixa da imunidade, isso em qualquer tipo de cirurgia, acho que ele não deverá parar as medicações.
Eu às vezes, por conta própria ministro nele, diazepan de 3mg, dou 2 compr., para ele desestressar um pouco, pois como eu já havia dito, ele além de ser uma pessoa imperativa é muito nervoso e stressado !!!!
Se houver alguma outra novidade nessa área dessa doença, ou alguma matéria interessante, peço me fazer informada.
Sem mais para o momento,
Atenciosamente,
Eliane Marques
Setembro 23rd, 2009 at 9:30 am
Olá eliane,
Boas vindas ao blogue! Obrigado pelo comentário e pelo testemunho.
Consulte o blogue, que é uma óptima forma de estar a par das novidades sobre a psoríase. Existem aqui tratamentos muito bons, e a partilha de experiências é muito forte.
Se quiser receber no seu e-mail os artigos, basta que coloque o seu e-mail na barra lateral no espaço “Receba a nossa newsletter”. Assim ficará a par das novidades!
As melhoras para o seu marido!
Outubro 16th, 2009 at 9:12 pm
meu filho tem psoriase desde os 05 anos de idade(01/12/1989), agora com 19 anos , ele geralmente bebe nos finais de semana, e a doença está muito atacada, como posso faze-lo entender que o alcool é prejudicial, obrigada
Outubro 23rd, 2009 at 11:45 am
Olá Conceição,
Bem-vinda ao blogue. Perdoe-me, mas não sou a pessoa mais indicada para responder a essa questão. Procure por favor ajuda especializada.
Escrevi um artigo sobre a relação entre o consumo do álcool e a psoríase há um tempo: http://www.psoriase.eu/alcool-e-psoriase/
Espero que tudo corra bem!
Dezembro 12th, 2009 at 1:33 am
Tenho psoriase a 01 ano e fiquei super aliviado qdo descobri q nao sou uma ediçao unica no universo rsrs!!
Tento, na medida do possivel, levar uma vida normal:
trabalho, estudo, tomo meu remedio com acompanhamento do meu dermato. Mais tenho enfrentado outro probleminha, como todo e qualquer jovem no fds quero tomar uma cervejinha e por conta do medicamento d que faço uso nao posso ( Neltigason, base acitretina de 30mg) faze-lo!
Queria saber se qdo eu estiver melhor posso tomar a cerveja normalmente, e se o consumo de bebidas alcoolicas
piora a doença??
Ficarei muito grato se vcs puderem m ajudar
Abraço Glauber
Dezembro 15th, 2009 at 12:49 pm
Olá Glauber,
Boas vindas ao blogue. Obrigado pelo comentário e pelo testemunho.
Continue com essa boa disposição, é muito importante para uma melhoria!
Em relação à sua questão, o melhor a fazer é consultar o seu médico dermatologista.
Um abraço!
Dezembro 23rd, 2009 at 7:36 pm
ola meu nome é Arlete eu tenho psoriase a mais de 18 anos
Dezembro 31st, 2009 at 12:20 am
Olá Arlete,
Boas vindas ao blogue.
Janeiro 24th, 2010 at 5:25 pm
Meu Deus, que doença terrivel, acabou com o bom humos de meu marido, a uns 3 anos ele se acometeu desta doença, porém não houve nada até agora que fizesse elhorar este problemas, após varios dermatologista, muito chas, e muito hidratante, e agora por ultimo li uma reportagem que uma pessoa com o mesmo problema, toma seu propio xixi. vcs sabem algo a este respeito
Janeiro 25th, 2010 at 1:55 am
[...] do Sol na melhoria da psoríase, nomeadamente através dos artigos Psoríase: Sol pode ajudar e Sol e psoríase. Todos os doentes que sofrem de psoríase sabem que o Sol ajuda bastante no tratamento deste [...]
Fevereiro 7th, 2010 at 10:08 pm
tenho psoríase há 50 anos .isolamento = exílio
após militância política e outras andanças, faculdades
e tudo o mais,a gente consegue mas só na maturidade
e então o negócio é viver, aproveitar e deixar certas regras de lado.uma cervejinha não faz mal a ninguém.
Fevereiro 8th, 2010 at 3:34 pm
Olá Edi,
Boas vindas ao blogue e obrigado pelo comentário.
É isso mesmo, atitude sempre positiva!
Fevereiro 19th, 2010 at 1:47 am
Ainda não tenho certeza se o que eu tenho é psoríase ou dermatite ceborreica! Vai e volta como as fases da lua. Surge umas placas duras dentro da minha sombrancelha e muito “coladas” que acabam descamano. Já entre as sombrancelhas a minha pele fica bem áspera (como um sabugo sem os grãos de milho) e ocorre uma certa descamação. No razo (entre) do peito de vez em quando surge algumas manchas vermelhas assim como nas costas (no meio e na mesma altura do peito). Estranho não é? Me consultei com UMA Dermatologista e o diagnóstico dela não foi psoríse! Já quando me consultei com UM Dermatologista ele me passou Desonida (Desonol) que parei de usar pq é Corticoíde e pelo que já sei causa atrofiamento da pele. E aí o que me sugerem??? Por favor!
Leonardo_Thalper
*Favor não publicar o meu email! Grato.
Março 17th, 2010 at 1:07 am
Olá leonardo,
Obrigado pela sua visita e comentário.
Julgo que este artigo o poderá esclarecer: http://www.psorinfo.com/Parece.aspx?ID=1074
Agosto 22nd, 2010 at 4:50 am
Olá pessoal, eu também tenho psoriase há quase 20 anos (tenho 36)e garanto-vos uma coisa: temos que aprender a aceitar (tentando sempre melhoras)e viver com a doença. Temos que ter uma atitude positiva porque ajuda muito. Antes andava sempre stressado a tentar arranjar curas que nunca duravam muito mas actualmente vivo a minha vida da melhor forma possivel e nem dou muita importância à doença e tenho melhorado muito.
Abril 14th, 2011 at 1:10 am
tenho psoriase ,a um ano,queria saber se posso tomar uma cervejinha,lembrando que estou passando pomada,e usando topico de solucao liquida no couro cabeludo.e tb queria saber se e normal quando fico no sol eu comeco me cocar todo,principalmente o couro cabeludo,queria saber oq posso fazer pra nao sofrer mais com disso ,por favor me de uma solucao,muito obrigado,?fico no aguardo.
Maio 27th, 2011 at 3:22 pm
oi Ricardo ! estou já com 50 anos de experiência no que posso ou não fazer por ter psoríase. Você é que vai ter que fazer seus próprios testes. Não existem regras fixas, bem por isso não há cura.EU tomo remédio de psiquiatria mas não deixo de tomar minha cervejinha ,
whisquinho,etc. abraço edi
Julho 22nd, 2011 at 4:10 pm
Bom dia!
Apresentei um quadro de psoriase que tomou conta de todo o meu corpo, 100%, da cabeça aos pes, ja se esperança de “cura”, encontrei o controle, com o uso continuo de Acitretina – Neotigason, formidável o resultado, estou 99,9% do meu corpo limpo, e a alto estima lá em cima.
Agora gostari de tomar um cerveja sem alcool, será que tem algum problema.
Saudações
claudio Oliveira
Agosto 19th, 2011 at 10:38 pm
******IMPORTANTE********
==>>DICAS IMPORTANTES <<==
1) Siga uma dieta para se ter uma vida saudável (não é necessário deixar de comer nada, apenas comer em quantidades moderadas). Essas dietas específicas para PSORÌASE, geralmente tem resultados insignificantes.
2) tome diariamente algum bom complemento vitamínico. Isso sim é muito importante, pois tem vitaminas específicas que ajudam contra a psoríase.
3) aplique varias vezes ao longo do dia cremes hidratantes, quanto mais oleoso melhor. Eu costumo misturar um pouco de vaselina líquida junto. Após tomar banho, SEMPRE passe hidratantes.
4)SOL. O sol é algo FUNDAMENTAL para controlar a PSORÍASE. Quanto mais sol você pegar MELHOR. Claro, você precisa respeitar alguns limites. Horários por exemplo: sempre antes das 11:00 da manha e após as 15:00 horas da tarde. o resultado é melhor SEM USAR protetor solar. Por isso é importante não abusar de horários e nem ficar tempo excessivo exposto ao sol. Eu me deito no chão 20 minutos de frente, e 20 minutos de costa. Cada um tem que achar seu limite.
Agosto 19th, 2011 at 10:44 pm
DETALHE….
Álcool (cerveja), NEM PENSAR. isso não leva a nada. na verdade leva sim, posteriormente a ”cachaçada” você vai ver o resultado em sua própria pele! a PSORÍASE AGRADECE!
Álcool + Pessoa com Psoríase = Crise de psoríase.
Setembro 14th, 2011 at 3:30 pm
NÃO SOU AMIGA NEM INIMIGA , APENAS UMA PESSOA COM GRANDE EXPERIÊNCIA NO ASSUNTO . NÃO SÓ POR SER PORTADORA POR 50 ANOS MAS TAMBÉM POR ESTUDOS APROFUNDADOS COMO POR EXEMPLO DEFESA DE TESE COM DIREITO A PARTICIPAR DE CONGRESSO MUNDIAL DE DERMATOLOGIA NO RJ , ETC . AS CRISES SÃO CONTROLÁVEIS NA MESMA PROPORÇÃO QUE O CÂNCER .É SÓ VOCÊ DETECTAR A GRAVIDADE EM TEMPO E REGREDIR EM TUDO QUE VOCÊ CONHECE QUE POSSA TE CAUSAR DANOS FÍSICOS. CONTROLA-SE .