Sardinhas e cavalas combatem psoríase
Quem sofre de psoríase sabe que a adopção de uma alimentação saudável poderá ajudar sobremaneira no tratamento da doença. O que talvez não saiba é que o consumo de sardinhas e cavalas pode ser um complemento alimentar altamente benéfico para os portadores desta doença de pele, devido à acção de que os seus componentes desenvolvem no combate a reacções alérgicas e inflamatórias da pele, como psoríase ou eczema.
Ora atentem neste pequeno excerto do artigo intitulado «Sardinhas: as mais saudáveis do planeta» publicado no jornal Diário de Notícias na sua versão on-line:
“Na costa portuguesa existem provavelmente dos alimentos mais saudáveis no planeta: as sardinhas e as cavalas”, acredita o nutricionista Custódio César, referindo que são peixes ricos em ácidos gordos, principalmente o ómega 3, importantes na prevenção do cancro. “Também previnem problemas cardiovasculares, reduzem o colesterol total, a pressão arterial e são importantes na agregação das plaquetas”, diz. Mais: combatem reacções alérgicas e inflamatórias da pele, como psoríase ou eczema. Previnem ainda depressões ou doenças degenerativas como a Alzheimer. Também “devem ser consumidos durante a gravidez, para aumentar a produção das células cerebrais do feto” [...]
Atenção: Este blogue visa estreitar relações entre doentes com psoríase, partilhando experiências que permitem melhorar a qualidade de vida de quem padece deste problema. Cada caso é um caso, e cada tratamento neste espaço sugerido, por mais eficaz que possa parecer, deverá ser sempre acompanhado de supervisão médica.
Não me responsabilizo por quaisquer consequências indesejáveis que surjam por uso adequado ou inadequado do referido nos artigos e nos comentários de leitores.









































Outubro 24th, 2009 at 2:15 am
Então porque não falar no óleo de fígado de bacalhau, do salmão e atum fresco. etc…
Outubro 24th, 2009 at 5:34 pm
Olá Manuel,
Boas vindas ao blogue e obrigado pelo comentário.
Já falei sobre a relação entre o óleo de fígado de bacalhau e a psoríase no seguinte artigo: http://www.psoriase.eu/oleo-figado-bacalhau-psoriase/
Dezembro 18th, 2009 at 5:08 am
bOA NOITE GOSTEI MUITO DE TODO COMENTARIO SOBRE ESTAS DOENÇAS.TENHO ECZEMA QUE SEGUNDO OS DERMATOLOGISTAS É DE FUNDO EMOCIONAL E DE UNS DOIS MESES PARA CÁ DESENVOLVI UMA PSORISE QUE SEGUNDO A MEDICA QUE FEZ OS TESTES ALERGICOS,TEM REFERENCIA A CONSERVANTES.GOSTARIA DE SABER QUAL É O CARDAPIO QUE MAIS ME AJUDARIA A COMBATER ESTAS ENFERMIDADES.OBRIGADO
Dezembro 31st, 2009 at 12:37 am
Olá Djalma,
Boas vindas ao blogue e obrigado pelo comentário.
Infelizmente não sei esclarecer a sua dúvida.
Consulte sempre um médico dermatologista, e até mais do que um, para obter várias opiniões. Deverá igualmente consultar alguém especialista em alimentação (nutricionista, dietista) para que possa analisar o seu caso e prescrever o melhor plano alimentar possível.
Fevereiro 20th, 2010 at 1:38 am
Olá
Possivelmente muitos de vocês não vão concordar comigo mas o melhor tratamento, o mais barato e o mais eficaz é fazer solário. Obviamente não é em qualquer sitio, eu faço na Solmania, numa máquina especifica e os resultados são optimos.
Já tinha feito há uns anos no hospital do Desterro e também tive optimos resultados. Como a minha vida já não me permite estar sujeita aos horários do hospital, foi o meu dermatologista que me sugeriu este solário e a máquina “milagrosa”.
Março 17th, 2010 at 1:16 am
Olá Manuela,
Obrigado pela sua visita e comentário.
Abril 19th, 2010 at 11:57 am
Assim até vale a pena ter psoríase! Temos desculpa para nos “enchermos” de sardinhadas… um dos melhores programas de Primavera/Verão.
Estou obviamente a brincar, mas a sardinha é um alimento deveras riquíssimo, não só para a psoríase. Tem as ditas “gorduras boas”, para além de ser um dos melhores pitéus do Mundo.
Eu tomo cápsulas de óleo de fígado de bacalhau, ajudam-me bastante a controlar a doença. Mas claro, é o meu caso.
Novembro 1st, 2010 at 9:06 pm
ola a todos
qual é essa maquina milagrosa tipo solario que se pode adquirir ou utilizar???
tambem ando á procura de soluçoes novas e mais recentes!!
alguem tem alguma novidade por mais pequena que seja para o tratamento de psoriase
muito muito obrigado
david