Quem sofre de psoríase sabe que a adopção de uma alimentação saudável poderá ajudar sobremaneira no tratamento da doença. O que talvez não saiba é que o consumo de sardinhas e cavalas pode ser um complemento alimentar altamente benéfico para os portadores desta doença de pele, devido à acção de que os seus componentes desenvolvem no combate a reacções alérgicas e inflamatórias da pele, como psoríase ou eczema.

Ora atentem neste pequeno excerto do artigo intitulado «Sardinhas: as mais saudáveis do planeta» publicado no jornal Diário de Notícias na sua versão on-line:

“Na costa portuguesa existem provavelmente dos alimentos mais saudáveis no planeta: as sardinhas e as cavalas”, acredita o nutricionista Custódio César, referindo que são peixes ricos em ácidos gordos, principalmente o ómega 3, importantes na prevenção do cancro. “Também previnem problemas cardiovasculares, reduzem o colesterol total, a pressão arterial e são importantes na agregação das plaquetas”, diz. Mais: combatem reacções alérgicas e inflamatórias da pele, como psoríase ou eczema. Previnem ainda depressões ou doenças degenerativas como a Alzheimer. Também “devem ser consumidos durante a gravidez, para aumentar a produção das células cerebrais do feto” [...]