Quem sofre de psoríase sabe que o Sol ajuda bastante no tratamento deste problema de pele. Apanhar sol moderadamente é muito aconselhável e benéfico.
E o astro-rei ajuda no tratamento deste problema de pele de forma directa e “indirecta”, estimulando o desenvolvimento da vitamina D. Esta vitamina, como é do conhecimento de todos, é essencial para o desenvolvimento normal dos ossos e dentes. Actua no organismo concitando a absorção de cálcio, após a exposição à luz solar.

O sítio POP – portal de oncologia português, no artigo intitulado «Terapia com vitamina D pode actuar como quimioterapia natural» – que é de consulta obrigatória nesta matéria – refere:

Um trabalho desenvolvido pela Universidade de Guelph, no Canadá, mostra que a acção anticancerígena da vitamina D pode ser útil no desenvolvimento de uma “quimioterapia natural”, avança o site Ciência Diária.

A diminuição da actividade de uma proteína chamada MARRS, um receptor para a sinalização da vitamina D, faz com que a célula cancerosa se torne hipersensível ao nutriente, tornando-se mais frágil. A manipulação destes níveis pode modificar a forma como as células de tumor se dividem, tornando-as alvos fáceis para tratamentos. [...]

O estudo actual mostra que a MARRS desempenha realmente um papel fundamental na determinação do destino das células, podendo ser usada como uma terapia não somente para o cancro, mas também em doenças como o Alzheimer, Parkinson e psoríase.