Todos os doentes com psoríase sentem literalmente na pele, além das próprias lesões e outras consequências ao nível das articulações, por exemplo, o forte impacto ao nível psicológico que a doença provoca. São habituais casos de depressão, desespero, tristeza e angústia. Todavia, saiba que tratar da sua mente redundará numa melhoria a olhos vistos. Segundo um artigo denominado Mente Influencia e Causa Problemas e Estragos na Pele da Folha do E. Santo na sua versão on-line:

São diversas as doenças que recebem influência da mente. A depressão, por exemplo, tem um efeito direto sobre o sistema imunológico.

Na pele também podem ocorrer algumas manifestações. O estresse e a ansiedade facilitam a liberação de hormônios, como adrenalina e cortisona, que atuam sobre glândulas sebáceas e alteram a oleosidade da pele.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), 30% dos problemas de pele estão associados a transtornos psíquicos. Algumas dessas ocorrências são a psoríase [....]

Assim, não só pomadas e remédios têm feito parte da receita de dermatologistas. A solução para alguns problemas está em adotar hábitos capazes de reduzir os níveis de estresse e ansiedade.

Os profissionais acreditam que é importante ter a mente saudável e preparada para mudanças.

Além disso, a prática de esportes, de atividades prazerosas e uma noite de sono tranqüila podem contribuir [...,] bem como terapias complementares, como ioga, acupuntura e meditação.