Psoríase: sexo tem influência no tratamento
Li hoje no site BoaSAÚDE a notícia de que o tratamento da psoríase é influenciado pelo sexo do doente. O artigo é sustentado num estudo publicado numa edição do Journal of the American Academy of Dermatology que descobriu que as mulheres têm menos possibilidade de serem tratadas com medicamentos potentes no controle da psoríase do que os homens. O estudo não verificou, no entanto, diferenças entre homens e mulheres no tratamento da psoríase leve.
Um pequeno excerto do artigo que merece indubitavelmente uma leitura atenta:
[...] O estudo, conduzido por pesquisadores da Escola de Medicina Wake Forest em Winston-Salem, N. C., verificou que os homens apresentam uma “chance” três vezes maior do que mulheres de menos de 50 anos de receber medicamentos potentes para tratar a doença. [...]
Uma das causas que podem levar as mulheres a serem tratadas menos adequadamente pode ser o fato de que muitos medicamentos orais utilizados para tratar a psoríase representam risco para mulheres grávidas, segundo o autor Dr. Alan B. Fleischer Jr. Estes medicamentos podem causar defeitos congênitos ou induzir o parto prematuro.
Como resultado, as mulheres acabam por ficar em desvantagem em relação ao tratamento, não usando toda a medicação que os homens utilizam.
Os pesquisadores verificaram que as mulheres afetadas por esta doença e que estejam em idade reprodutiva recebem, com maior freqüência do que os homens, o tratamento com luz ultravioleta, que é uma alternativa aos medicamentos orais. [...]
Atenção: Este blogue visa estreitar relações entre doentes com psoríase, partilhando experiências que permitem melhorar a qualidade de vida de quem padece deste problema. Cada caso é um caso, e cada tratamento neste espaço sugerido, por mais eficaz que possa parecer, deverá ser sempre acompanhado de supervisão médica.
Não me responsabilizo por quaisquer consequências indesejáveis que surjam por uso adequado ou inadequado do referido nos artigos e nos comentários de leitores.









































Setembro 4th, 2008 at 10:21 am
A minha irmã tinha psoriase e passou e a mim não, devbe ter a ver com isto
Setembro 8th, 2008 at 4:09 pm
Olá Hélder,
Bom artigo. Contudo, a questão centra-se muito em medicamentos, sempre medicamentos, sempre medicamentos. Nunca em tratamentos naturais. Gostava de ler esse estudo baseado em tratamentos naturais. Talvez teríamos resultados um pouco diferentes.
Setembro 8th, 2008 at 4:24 pm
Olá carlos,
Boas vindas ao blogue! Obrigado pelo comentário.
Pode também estar relacionado com outros factores.
Setembro 8th, 2008 at 4:24 pm
Olá Ivo,
Boas vindas ao blogue! Obrigado pelo comentário. É bom ter-te por cá!
Pertinente, o teu ponto de vista
Setembro 13th, 2008 at 7:20 pm
É, seria bom ver o resultado em psoriase mais gravosa
Setembro 13th, 2008 at 7:21 pm
Olá Carlos,
Boas vindas ao blogue! Obrigado pelo comentário
Setembro 13th, 2008 at 7:27 pm
Boa tarde,
Existe algum tratamento para a psoríase e é verdade que o grau de incidência depende do sexo da pessoa?
Setembro 13th, 2008 at 7:31 pm
Desculpa, parece que parte da reposta está no texto.
Setembro 13th, 2008 at 7:33 pm
Olá Leonor,
Boas vindas ao blogue! Obrigado pelo comentário.
O estudo acima incide sobre o tratamento e parece que, em formas de psoríase mais leve, o sexo do paciente tem influência nos resultados.
Setembro 13th, 2008 at 8:21 pm
Bom estudo obrigado. Parabens pelo blog, gostei muito.
Setembro 13th, 2008 at 8:23 pm
Olá Luis,
Boas vindas! Muito obrigado pelo comentário e pela força
Fico feliz por gostares.
Um abraço
Setembro 14th, 2008 at 12:05 am
Comigo foi tambem assim. Igual ao Alfredo.
Setembro 14th, 2008 at 12:06 am
Olá Pina Sousa,
Obrigado pelo comentário e boas vindas!
De facto é algo que acontece muito sim.
Setembro 14th, 2008 at 12:09 am
“Uma das causas que podem levar as mulheres a serem tratadas menos adequadamente pode ser o fato de que muitos medicamentos orais utilizados para tratar a psoríase representam risco para mulheres grávidas, segundo o autor Dr. Alan B. Fleischer Jr. Estes medicamentos podem causar defeitos congênitos ou induzir o parto prematuro.” Por isso a diferença.
Setembro 14th, 2008 at 12:11 am
Olá Antonino,
Boas vindas! Obrigado pela visita e pelo comentário.
Essa é uma das razões, não me parece ser, no entanto, a que dita a grande diferença.
Novembro 7th, 2008 at 5:56 pm
ola gostaria de saber se tem alguma coisa a haver com alimentação.Ese vc poderia me dar algumas dicas para diminuir a ação dela em nosso corpo obrigado …
Novembro 8th, 2008 at 1:22 pm
Olá Fabiano!
Boas vindas! Obrigado pela visita e pelo comentário.
O tratamento da psoríase pode ser feito com recurso a métodos naturais; ajudado pela adopção de uma alimentação saudável; pelo controle dos níveis de stress; pela exposição ao sol e idas à praia.
Em relação ao caso específico da alimentação, veja este site: http://www.psorinfo.com/Alimenta%C3%A7%C3%A3o-saud%C3%A1vel.aspx?ID=1099
Dê uma vista de olhos nos blogue que vai certamente encontrar informações importantes.
Um abraço e as melhoras!
Dezembro 30th, 2008 at 12:35 am
Gostaria de
saber se esta doença tem cura, pois e muito triste conviver com este tipo de doença
Dezembro 30th, 2008 at 10:41 am
Olá Veginia,
Bem vinda ao blogue e muito obrigado pelo comentário.
Foi com um sentimento de muita tristeza que li o seu testemunho.
Cura “oficial” ainda não há. Mas há tratamento! No entanto, aconselho-a a ler este artigo: Psoriase – Doença sem cura…?. Leia também este: Cloreto de Magnésio e psoríase. São dois dos artigos mais visitados que
advogam a existência de uma cura para a doença.
O que lhe posso sugerir é que tente alguns tratamentos naturais que não façam mal às suas lesões. Leia por favor outros artigos deste blogue que falam de tratamentos naturais que a poderão porventura ajudar no seu tratamento.
Espero que consiga uma melhora o mais rápido possível.
Qualquer coisa que necessite, esteja à vontade.
Setembro 21st, 2012 at 6:18 am
ola pessoal,,,descobri hoje por acaso este blogue,,que acredito sera de mais valia na partilha de experiencias ou noticias para que nos possamos ajudar,,bem hajam,,abraco,,deste lado da janela do indico,,mocambique