A leitora Marci, no seu comentário ao artigo Feliz 2011!, dá uma lição de força, de perseverança, de coragem e de estímulo a todos nós, portadores de psoríase. Mais um testemunho de quem sofre com a doença. As suas palavras ajudarão muita gente!

Diz-nos a leitora:

Em primeiro lugar gostaria de parabenizar e agradecer o idealizador desse site pela iniciativa, portanto, muito obrigada Helder.
Talvez não saiba o quanto, mas me ajuda muito.
Eu acesso todos os dias e me identifico com as centenas de pessoas que postam aqui.
Hoje decidi escrever, não apenas ler.
Gente como é dificil não é?
Assim como todos vocês não sei mais o que fazer para amenizar minhas crises, já tentei de tudo e mais um pouco.
Digo que não desisti, nem pretendo tão logo, tenho muitas esperanças que um dia chegue a cura, acredito que tenha muita gente trabalhando para isso.
E nós que somos os maiores interessados temos que acreditar e ter fé.
A minha psoriase começou a se manifestar quando eu tinha 15 anos numa fase da minha vida em que sentia muito medo de perder minha mãe, que ficou muito doente,hoje eu tenho 28 anos, mas até então tinha só no couro cabeludo, há um ano, infelizmente minha mãezinha faleceu e como eu já imaginava não foi e não está sendo nada fácil. como num pesadelo, na manhã seguinte meu corpo amanheceu forrado de psoriase gutata e desde então todos os dias ganho uma bolinha nova.
Já fiz terapia, passei centenas de vezes com psiquiatra e psicologos, sei que o nosso problema é mais emocional do que a pele propriamente dito, mas não teve jeito, até pouco tempo estava fazendo tratamento com um excelente médico homeopata na minha cidade, mas infelizmente meus recursos financeiros acabaram e não pude prosseguir, voltei para o meu dermatologista, ele é ótimo, mas é como ele diz o tratamento dos doentes de psoriase depende 50% do paciente e 50% do médico.
Digo que hoje tento me alimentar da maneira mais saudavel possível, nós temos certa intolerancia a glúten, todos sabem disso? É bom quem evitemos ao máximo o exagero, passo minhas pomadinhas todos os dias, as já tão conhecidas Daivobet, Psorex, etc, etc… não tem surtido muito efeito, mas continuo acreditando que uma hora vai dar certo, sei que meu psocologico ainda não está 100%, isso atrapalha e muito, mas 2011 vai ser melhor e se Deus quiser não só eu, como todos nós companheiros de luta, ficaremos bem… acreditem!
Não é fácil para gente, mas tem muita coisa pior, isso é fato.
E não desistam, eu vou tentando e dividindo com vcs…
Sempre que souber algo que possa nos ajudar, vou postar aqui e vou continuar lendo todos os dias, é como se eu soubesse que não estou sozinha.
Acho que não estou mesmo!
Forte abraço e força a todos!
Marci.