Psoríase: lição de vida IX
A leitora Priscila, no seu comentário ao artigo Cura para a psoríase estará nos Açores?, dá-nos um conjunto de dicas, que chama de regras, que lhe permite controlar a sua psoríase. Mais um testemunho de quem sofre com a doença. Envie-nos a sua história!
Diz-nos a leitora:
Ola, é realmente uma luz no fim do tunel. Convivo com a doença a 5 anos, tenho no rosto e couro cabeludo, cremes dermatologicos nunca funcionaram, sabonetes a base de enxofre diminuiram a coceira, mas o q faz o rosto ficar sem as manchas avermelhadas é o banho de sol, td dia de manha.
Como a minha aparece no rosto, qdo fico nervosa, evito pessoas, situações e muitas vezes ate sai do emprego por conta disso. Aprendi a duras custas a controlar meu emocional, ja que ele é que causa as crises da doença.
Ja fiquei semanas sem ir a casa da minha mãe, ja sumi por hrs do meu marido, td pra evitar uma discussão e o surgimento das feridas.
É claro que não sou um monge tibetano e as vezes mesmo tentando me controlar, não consigo e as feridas aparecem, fazer o que, assumo as consequencias e continuo a viver, pq isso não pode alterar ainda mais meu sistema emocional.
Como não aceito viver sob efeito de remedios calmantes, tenho umas regrinhas, que a 5 anos tem me feito bem:
1- Não sou obrigada a agradar ninguém
2- Não guardo emoções, se quero chorar, choro, se quero xingar, xingo.
3- Evito lugares e pessoas que me estressam
4- Qdo acordo irritada, aviso quem convive comigo e peço pra evitar de se dirigir a palavra (assim não magoo ninguém)
5- Qdo não me adapto a certas pessoas, as evito, mesmo sendo da familia.
6-Evito por a mão no rosto.
7- Resolvo os problemas de imediato.
8- Não me preocupo com o q os outros pensam
9- Busco a minha felicidade acima de td
10- Não guardo rancor.
É isso, não existe milagre para uma doença que a gente mesmo cria, a minha é ligada ao lado emocional.
Ja fiz tratamento com remedios antidepressivos, mas com o tempo viramos escravo deles.
A unica maneira que encontrei de solucionar foi me educar emocionalmente, não é facil no principio, mas com o tempo faz bem tanto pra pele qto pra alma.
Bjooo.
Atenção: Este blogue visa estreitar relações entre doentes com psoríase, partilhando experiências que permitem melhorar a qualidade de vida de quem padece deste problema. Cada caso é um caso, e cada tratamento neste espaço sugerido, por mais eficaz que possa parecer, deverá ser sempre acompanhado de supervisão médica.
Não me responsabilizo por quaisquer consequências indesejáveis que surjam por uso adequado ou inadequado do referido nos artigos e nos comentários de leitores.









































Maio 2nd, 2011 at 4:13 am
sou a fernanda,tenho 35 anos e sofro de psioriase,a doença apareceu qd eu tinha 26 anos depois de ter passado uma situaçao complicada na minha vida,começou por manifestar se nos cotovelos,desconhecia esta doença,e so começei a dar lhe o devido valor e respeito qd se apoderou das minhas maos…tentei varios tratamentos que so me desanimavam pq os resultados eram nulos,o stress que me é carateristico tbm nao ajudava..na inicio deste ano,mais precisamente na passagem de ano,resolvi fazer um balanço da minha vida e traçar metas para o ano seguinte,prometi a mim mesma que ia esconder esta doença dentro do meu corpo e nao por fora,procurei um dermatologista,mesmo sabendo que nao tinha cura,precisava de uma orientaçao,receitou me um tratamento,e juntamente com a minha determinaçao,hoje estou completamente limpa,a doença esta cá ate eu morrer,mas a minha pele esta limpa,como tal era cobardia da minha parte nao partilhar esta minha falecidade e que sabe fazer alguem feliz…usei uma pomada manipulada,dermovate 30mg,bonalfa 30mg,acido salicilico 3g,um mes depois ja quase sem nada e claro deixei de stressar…espero ajudar