Psoríase: lição de vida III
Mais uma lição de vida de quem sofre com a psoríase. A leitora Ana Moreira, no seu comentário ao artigo Psoríase é doença crónica!, deixou um testemunho bastante positivo sobre a forma alegre como se deve encarar a doença.
[...] Sofro de psoriase desde os 11 anos, actualmente tenho 25. Começou no couro cabeludo, depois pernas, braços e ao poucos pelo corpo todo. Tenho cerca de 40% da área corporal afectada. Também já tenho vários sintomas de artrite psoriática, que piora devido a uma escoliose na coluna. Tudo piora com os corticosteróides, mas é difícil largá-los. É uma chatice, não mata mas moi. E dói, porque quando estou pior tenho dores nas lesões.
Mas enfim, a vida é mesmo assim, que se pode fazer? Nem tudo é mau, aprendemos a olhar para as coisas de outra forma, eu rio-me quando alguém que conheço não vai à praia porque lhe apareceu uma borbulha nas costas, ou porque tem um calo num sítio qualquer ou um corte. Pobres de espírito…
Havemos um dia todos ganhar esta batalha, e até lá… sol, muito sol, e no Inverno tentarmos aguentar, muita calma, muito desporto, e boa mesa, porque a vida vale pelos prazeres que ela nos proporciona… [...]
Atenção: Este blogue visa estreitar relações entre doentes com psoríase, partilhando experiências que permitem melhorar a qualidade de vida de quem padece deste problema. Cada caso é um caso, e cada tratamento neste espaço sugerido, por mais eficaz que possa parecer, deverá ser sempre acompanhado de supervisão médica.
Não me responsabilizo por quaisquer consequências indesejáveis que surjam por uso adequado ou inadequado do referido nos artigos e nos comentários de leitores.









































Novembro 23rd, 2010 at 1:01 pm
Olá Helder,
É com muita satisfação que vejo aqui o meu comentário publicado como uma lição de vida. Hoje estava a ser um dia mau (não por causa da doença, por causa de coisas que interessam menos), mas esta publicação mudou o rumo do mesmo!
É verdade que vejo sempre as coisas pelo lado positivo, porque o lado negativo é sempre óbvio! O meu lema é “Se a vida te virar as costas, dá-lhe uma apalpadela na nalga!”
Mais uma coisa, quase todas as semanas acedo ao blog, mas até à semana passada, só conseguia ver os posts até Junho. Isto já acontecia antes… às vezes demoro a conseguir ver os posts mais recentes. É normal?
Beijinhos grandes da companheira de batalha
Novembro 23rd, 2010 at 9:15 pm
Olá Ana,
Fico feliz que tenha gostado do artigo, e igualmente feliz por este lhe ter alegrado o dia! Graças ao seu comentário é que esta lição de vida surge, portanto, obrigado uma vez mais!
Bom lema de vida!
Em relação à questão dos posts, o problema está relacionado com a publicação dos mesmos. Por falha, alguns ficaram em modo de rascunho e, outros, com a publicação mal agendada (situação que já aconteceu outras vezes). Peço-lhe desculpa por isso, bem como a todos os outros leitores deste espaço.
Tudo de bom para si! Continue assim, feliz!
Dezembro 20th, 2010 at 1:33 am
Olá a todos meu nome e Rafael tenho 24 anos e portador de psoriase desde os 15 anos, hoje me econtro no pior estagio da doença tenho psoriase em toda parte do corpo tenho bastante nas costas, cotovelos e pra minha surpresa e decepção no meu rosto não estou suportando mais não pelo fato das pessoas olharem repudiarem com os olhos mas e um conjunto de acontecimentos na minha vida pessoal e profissional sou homosexual e terminei um relacionamento de quase 3 anos muito conturbado nunca tive problemas com meu parceiro por conta disso mas muita insegurança penso que as pessoas sempre estão contra mim ou confabulando coisas não sei e muita insegurança desespero e sem falar que não estou conseguindo terminar minha faculdade 3 ano fazendo dp e todo ano passo por uma sala nova novas pessoas e dificilmente faço amizades sou bem recluso! Confesso que estou muito infeliz pela minha aparência já fiz dezenas de tratamento há uns quatro anos atras comprei um creme via internet chamado PRE LIFE que me deu um resultado super positivo mas não distribui mais nem tenho mais o contato da empresa que disponibilizava ah outro detalhe hoje não tenho vontade e animo de fazer nada desculpe por um comentário desanimador mas e esse meu sentimento! Abraços!
Fevereiro 20th, 2011 at 1:21 am
Olá a todos
Tenho psoríase desde os 8 anos, já passei por todas as fases, desde o desespero quando tive a doença espalhada pelo corpo todo, até á esperança de que a doença ia desaparecer quando melhorava consideravelmente, agora e já passados mais de trinta anos e já cansado de tantos tratamentos vou vivendo o melhor possivel ignorando os tais olhares indiscretos.
Já agora fica aqui uma experiência tida à 1 ano e meio atrás quando procurei a acupuntura para um problema de ouvidos e que aproveitei, a conselho do técnico, para fazer tratamento á psoríase, principalmente ao rosto.
Para meu espanto e sem medicamentos ao fim de algumas sessões a pele do rosto ficou com um aspecto saudável e hoje apenas aplico um creme para hidratar, agora faço apenas sessões de manutensão quando entendo que devo fazer.
Não gosto de dar concelhos, apenas direi que se a doença surgisse agora e sabendo o que sei hoje, veveria muito mais despreocupado.
Num mundo que vive muito da imagem, há muitas portas que se fecham mas também nos vai fazendo mais fortes para abrir outras.