Psoríase eleva o risco de diabetes tipo 2
Após um mês de férias, regressamos com um artigo que nos deixará seguramente bastante preocupados. Leiam: «Psoríase eleva o risco de diabetes tipo 2, mostra estudo americano». Eis um excerto:
A psoríase, doença de pele crônica provocada por uma falha no sistema imunológico, é um fator de risco para a diabetes tipo 2, segundo um novo estudo conduzido por pesquisadores da Escola de Medicina Perelman, da Universidade da Pensilvânia, nos EUA. Os resultados estão publicados na atual edição da revista “Archives of Dermatology”.
Os cientistas analisaram 108.132 pessoas com psoríase e 430.716 sem o problema. Os casos leves tiveram um aumento de 11% no risco de diabetes e os graves, de 46%.
O trabalho chegou à conclusão de que a psoríase e o distúrbio metabólico que leva à diabetes tipo 2 – associada a uma resistência à insulina, hormônio produzido pelo pâncreas – têm uma via inflamatória comum. [...]
Atenção: Este blogue visa estreitar relações entre doentes com psoríase, partilhando experiências que permitem melhorar a qualidade de vida de quem padece deste problema. Cada caso é um caso, e cada tratamento neste espaço sugerido, por mais eficaz que possa parecer, deverá ser sempre acompanhado de supervisão médica.
Não me responsabilizo por quaisquer consequências indesejáveis que surjam por uso adequado ou inadequado do referido nos artigos e nos comentários de leitores.









































0