A psoríase das unhas, ou psoríase ungueal, é uma das formas mais comuns de manifestação da doença, afectando cerca de metade dos doentes com psoríase. No entanto, pese embora a sua grande incidência, o seu tratamento é dificultado pelo facto das deformações que a mesma provoca nas unhas serem muitas vezes confundidas com ataques de fungos. Esta confusão poderá trazer graves consequências uma vez que, caso não haja tratamento, a psoríase ungueal poderá redundar em deformações várias que podem conduzir a incapacidade funcional, por exemplo.

O sítio Psorinfo da LEO Pharma, no artigo intitulado «Psoríase das unhas?» – que é indubitavelmente de consulta obrigatória nesta temática – indica:

[...] A psoríase das unhas pode levar à incapacidade funcional porque os doentes podem ter dificuldade em pegar nos objectos, pois as suas unhas estão muito espessas e descoladas do sabugo. As pessoas que têm trabalhos manuais correm o risco de causar mais lesões nas unhas. O contacto com agentes irritantes e a água pode originar o crescimento de fungos. A natureza desagradável da psoríase das unhas causa também angústia aos doentes, e com razão, porque as mãos, tal como acontece com a cara, são muito importantes nas relações interpessoais. As nossas mãos permitem-nos comunicar com outras pessoas e tocá-las. [...]

Não percam o restante artigo que é de grande importância e utilidade.