Petição pelo reconhecimento da psoríase como doença crónica
No sítio on-line Petição .com.pt decorre uma Petição pelo Reconhecimento da Psoríase como doença Crónica.
Em Portugal, existem cerca de 250 mil pessoas que sofrem de psoríase. Pese embora a doença seja há muito reconhecida pelos médicos como doença crónica, não é reconhecida como tal pelo Serviço Nacional de Saúde. Os doentes que dela padecem sentem-na igualmente como doença crónica.
O texto que introduz o pedido é arrepiante. Eis um excerto:
[...] É uma doença que não mata nem é contagiosa, mas é para toda a vida.
Aparece quase do nada! A pele fica vermelha, seca, começa a escamar e por vezes gretar. No rosto, no couro cabeludo, nas mãos, nas pernas, nas costas… Chega a atingir mais de 90% do corpo.
Temos ainda a artrite psoriática, que nos deforma as articulações, dá-nos dor e deita-nos numa cama em alguns dos casos.
Incomoda ao olhar. Na verdade, incomoda muito a quem olha mas incomoda muita mais a quem é olhado. Incomoda de tal forma que há doentes que nem querem sair de casa, quando os surtos aparecem. Há doentes que são despedidos. Há doentes que se suicidam. As implicações psicológicas que a Psoríase provoca são tão profundas que a taxa de suicídio dos doentes é anormalmente elevada. [...]
Mais informações no sítio da PSOPortugal – Associação Portuguesa da Psoríase.
Atenção: Este blogue visa estreitar relações entre doentes com psoríase, partilhando experiências que permitem melhorar a qualidade de vida de quem padece deste problema. Cada caso é um caso, e cada tratamento neste espaço sugerido, por mais eficaz que possa parecer, deverá ser sempre acompanhado de supervisão médica.
Não me responsabilizo por quaisquer consequências indesejáveis que surjam por uso adequado ou inadequado do referido nos artigos e nos comentários de leitores.









































Junho 23rd, 2009 at 4:09 am
[...] da Psoríase como doença Crónica. Em Portugal, existem cerca de 250 mil pessoas. fique por dentro clique aqui. Fonte: [...]
Outubro 10th, 2009 at 4:54 pm
Tenho psoriase a vários anos exprimentei de tudo, todas as mesinhas , cremes, geis , dermatolologista, até que resolvi ir a uma medica em lisboa que me receitou cremes e loçoes e comprimidos de omega 3 e por incrivel as lesoes estão a desaparecer como por milagre.
Outubro 11th, 2009 at 6:26 pm
Olá Vitor.
Bem vindo ao blogue e obrigado pelo comentário e pelo testemunho.
Novembro 4th, 2009 at 12:57 am
[...] falámos neste espaço da petição pelo reconhecimento da psoríase como doença crónica impulsionada pela PSOPortugal – Associação Portuguesa da Psoríase. Vimos também que, neste [...]
Fevereiro 1st, 2010 at 12:35 am
[...] uns meses falámos neste espaço da petição pelo reconhecimento da psoríase como doença crónica iniciada pela PSOPortugal – Associação Portuguesa da Psoríase. Escrevemos também noutra [...]
Abril 9th, 2010 at 4:01 pm
Sou portadora da psoriase e gostaria de saber se já saiu a legislação da isenção das taxas moderadoras para os que sofrem desta doença crónia e qual?
Este site dá muitas informações e está sempre actual.
Abril 14th, 2010 at 2:51 pm
Olá Ivone,
Obrigado pelo seu comentário e simpático elogio.
Não sei responder especificamente à sua questão, pode ser que algum leitor a possa esclarecer.