O stress confere uma perspectiva negativa à forma como enfrentamos o nosso dia-a-dia, verificando-se um considerável aumento, nos últimos anos, do número de pessoas que se queixam do problema. Para enfrentar as consequências desta questão, os nossos mecanismos de defesa começam a actuar de forma pouco constante, aumentando deste modo a probabilidade de contrair doenças ou amplificando um problema do qual já padeça. A psoríase não é uma excepção.
Esta introdução serve apenas de ponto de partida a um artigo que aflora questões sobre a relação causa/efeito de stress com psoríase. Eis um excerto:

[...] Considerada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) como um dos principais agravantes de doenças dermatológicas, o estresse também pode provocar intensas alterações no corpo, principalmente no quesito hormonal, além da geração dos famosos radicais livres, responsáveis pelo processo de envelhecimento.

“Todas essas alterações implicam numa infinidade de problemas, desde o surgimento de acnes e rugas, até doenças crônicas como vitiligo e psoríase”, explica Miriam Sabino, dermatologista da Clínica Miriam Sabino, de São Paulo. Segundo estimativa da instituição, uma em cada três pessoas com problemas na pele já apresentou alterações emocionais como o estresse. [...]