Quem padece de psoríase sabe que o Sol ajuda bastante no tratamento desta doença de pele. Apanhar sol moderadamente é muito aconselhável e benéfico.
E o astro-rei ajuda no tratamento deste problema de pele de forma directa e “indirecta”, estimulando o desenvolvimento da vitamina D. Esta vitamina, como é do conhecimento de todos, é essencial para o desenvolvimento normal dos ossos e dentes. Actua no organismo estimulando a absorção de cálcio, após a exposição à luz solar.

O sítio ISTOÉ Indendente, no artigo intitulado «A poderosa vitamina D» – que é de consulta obrigatória nesta matéria – refere:

[...] Até as complexas doenças autoimunes se revelam sensíveis à vitamina. Essas enfermidades são desencadeadas por uma disfunção do sistema de defesa que faz com que ele comece a atacar o próprio organismo. Se ataca proteínas localizadas nas articulações, deflagra a artrite reumatoide. Se forem células da pele, há vitiligo ou psoríase. Nesse campo, a substância também tem sido vista como uma esperança, inclusive para pacientes de esclerose múltipla, enfermidade autoimune que acomete células nervosas e leva à perda gradual dos movimentos. Já se sabe que o seu avanço é mais rápido em quem convive com níveis baixos da substância, conforme documentou um estudo da Universidade de Maas­tricht, na Holanda, a partir do acompanhamento de 267 pessoas com a doença. [...]