O poder da vitamina D
Quem padece de psoríase sabe que o Sol ajuda bastante no tratamento desta doença de pele. Apanhar sol moderadamente é muito aconselhável e benéfico.
E o astro-rei ajuda no tratamento deste problema de pele de forma directa e “indirecta”, estimulando o desenvolvimento da vitamina D. Esta vitamina, como é do conhecimento de todos, é essencial para o desenvolvimento normal dos ossos e dentes. Actua no organismo estimulando a absorção de cálcio, após a exposição à luz solar.
O sítio ISTOÉ Indendente, no artigo intitulado «A poderosa vitamina D» – que é de consulta obrigatória nesta matéria – refere:
[...] Até as complexas doenças autoimunes se revelam sensíveis à vitamina. Essas enfermidades são desencadeadas por uma disfunção do sistema de defesa que faz com que ele comece a atacar o próprio organismo. Se ataca proteínas localizadas nas articulações, deflagra a artrite reumatoide. Se forem células da pele, há vitiligo ou psoríase. Nesse campo, a substância também tem sido vista como uma esperança, inclusive para pacientes de esclerose múltipla, enfermidade autoimune que acomete células nervosas e leva à perda gradual dos movimentos. Já se sabe que o seu avanço é mais rápido em quem convive com níveis baixos da substância, conforme documentou um estudo da Universidade de Maastricht, na Holanda, a partir do acompanhamento de 267 pessoas com a doença. [...]
Atenção: Este blogue visa estreitar relações entre doentes com psoríase, partilhando experiências que permitem melhorar a qualidade de vida de quem padece deste problema. Cada caso é um caso, e cada tratamento neste espaço sugerido, por mais eficaz que possa parecer, deverá ser sempre acompanhado de supervisão médica.
Não me responsabilizo por quaisquer consequências indesejáveis que surjam por uso adequado ou inadequado do referido nos artigos e nos comentários de leitores.
0