Entrevista na revista Livrevista
Fui entrevistado, por Isabela Zamboni, para a revista Livrevista, através de um convite que chegou pelo Twitter. O trabalho, para o qual dei a minha modesta colaboração respondendo a algumas perguntas, é composto por três artigos de excelência elaborados pela autora supracitada: «Doenças e o fator psicológico», «Estado emocional pode desencadear doenças» e «Doenças de fundo emocional não têm cura».
Aconselho a todos os leitores deste espaço uma leitura atenta da matéria face à importância e pertinência do assunto em debate. Além de testemunhos de doentes, juntam-se vozes de especialistas nos temas em questão. A não perder.
Eis um excerto de um dos artigos supracitados:
[...] Para Maria Marta Battistoni [médica e professora de medicina da Unicamp], as crises podem ser evitadas com um tratamento misto. “Além de seguir as prescrições médicas específicas e os fatores biológicos conhecidos, usando medicamentos, dietas e hábitos de vida mais saudáveis indicados pelo clínico, seria importante que a pessoa procurasse fazer uma psicoterapia a fim de conhecer melhor seu mundo interno, suas fantasias e conflitos para usar outra via de expressão de suas emoções, como o pensamento e a linguagem”, completa a médica. [...]
Um outro interessante apontamento:
[...] Maria Marta também ressalta, com relação às doenças de pele, que muitos dermatologistas percebem a influência da ansiedade e do nervosismo no desencadeamento e no agravamento de certas patologias como eczemas, dermatite atópica, herpes simples, psoríase, pruridos, urticária, hiperidrose, entre outras. “Nesses casos, a doença em si pode também levar a um estresse que contribui para exacerbar ainda mais a condição. Costuma-se ver nesses pacientes uma dificuldade nos relacionamentos interpessoais que podem ser tanto primárias como secundárias à manifestação da doença dermatológica”, completa. [...]
Atenção: Este blogue visa estreitar relações entre doentes com psoríase, partilhando experiências que permitem melhorar a qualidade de vida de quem padece deste problema. Cada caso é um caso, e cada tratamento neste espaço sugerido, por mais eficaz que possa parecer, deverá ser sempre acompanhado de supervisão médica.
Não me responsabilizo por quaisquer consequências indesejáveis que surjam por uso adequado ou inadequado do referido nos artigos e nos comentários de leitores.









































Dezembro 3rd, 2009 at 10:07 pm
ola, meu pai é farmaceutico, e desenvolveu uma formula de um creme para psoriase.
o creme nao contem corticoide e enquanto é administrado ele deixa a pele limpa, como se nao tivese psoriase, mas com o tempo pode voltar, bastando retornar o uso do creme.muitas pessoas estao satisfeitas.
me coloco a disposicao para qualquer duvida
juliana (54)81192921
(51)33885507
Janeiro 27th, 2010 at 9:37 pm
juliana, poderia saber o que o seu pai sendo profissional de saúde e da área de fármacos, pensa a respeito da fórmula do sr Albano ferreira?
Fevereiro 13th, 2010 at 5:07 am
A PSIQUIATRIA E A PSICOTERAPIA TEM SEUS ESPAÇOS NA VIDA DE UM PSORIÁTICO.A PRÓPRIA MEDICAÇÃO PODE COLABORAR NÃO
PARA A CURA MAS, PARA UMA MELHOR ACEITAÇÃO DA CONVIVÊNCIA
COM A PSORÍASE. ESTOU SEGUINDO ESTA CARTILHA FAZ TRÊS ANOS . TEM SEIS MESES QUE MINHA MÃE FALECEU . CONSIGO ADMINISTRAR MINHA VIDA DE UMA FORMA MAIS CALMA, MAIS TRAN
QUILA.A MATURIDADE DIMINUI A REVOLTA.
Fevereiro 17th, 2010 at 9:23 am
A total abstinência de açucar refinado, farinha branca, produtos industrializados e bebida alcoolica deixa a pele totalmente limpa, o psoriatico tem dificuldade de processar esses alimentos/bebidas. A tarefa é dificil, eu procuro seguir essa dieta e também mantenho a pele hidratada com oleo de amendoa. Tenho poucas lesoes nesse momento em função dos doces que ainda nao consegui deixar totalmente… Paz a todos!
Março 9th, 2010 at 10:14 pm
Ola tenho 22 anos e tenho psoriases tinha na cabeça .. e depois que comecei a usar um shapoo de ovo melhorou muito é otimo e o custo dele é suoer barato tem em qualquer perfumaria
Março 12th, 2010 at 2:17 pm
Olá Aline,
Obrigado pela sua visita e comentário. Grato pela sua dica!
Março 17th, 2010 at 1:09 am
Olá Josete,
Boas vindas ao blogue e obrigado pela comentário. Obrigado pela sua dica!
Abril 2nd, 2010 at 7:33 pm
DESCULPEM QUERIDOS , TENHO 50 ANOS DE PSORÍASE, MAS NÃO
CONSIGO DEIXAR A BEBIDA ALCOÓLICA NÃO. A VIDA FICA MUITO CHATA! PREFIRO A PELE SUJA E SOFRER AS CONSEQUÊNCIAS.
ESTE ANO COMPLETO 60 ANOS E GOSTO DE USUFRUIR DE TUDO O QUE A VIDA ME OFERECE.ÓBVIO QUE CONTROLADAMENTE!SEM EXCESSOS. HELDER ENCARNAÇÃO , VOCÊ NÃO TEM OUTRO NOME NÃO?
“TUDO”