Emoções e psoríase
Já debatemos neste espaço o forte impacto ao nível psicológico que a psoríase provoca, nomeadamente através dos artigos Psoríase: tratamento pode estar na sua mente e Psoríase: efeitos psicológicos.
É incontestável que o nosso cérebro, quando deprimido, concita o aparecimento de várias complicações de saúde e multiplica a manifestação de outros problemas clínicos. E, entre os doentes com psoríase, são habituais casos de depressão, desespero, tristeza e angústia.
Resolvi trazer novamente este tema ao blogue após ter lido um esclarecedor artigo intitulado «Emoções e sua relação com os problemas da pele» da autoria de Maria Alice Nascentes Coelho e publicado no jornal O Debate na sua versão on-line.
Pela sua pertinência para o tema deste post, aconselho vivamente uma leitura atenta. Eis um excerto:
Não é demais dizer que as emoções são o que movem o ser humano. Isso pode ser comprovado nas ações e reações das pessoas que são impulsionadas pelos sentimentos. Seja em poemas e nas obras dos artistas ou em doenças, as emoções podem dar sua contribuição.
Segundo a médica e psicanalista, Soraya Hissa de Carvalho, a emoção é um impulso neural que move um organismo para a ação. “A emoção se manifesta por sinais elétricos acompanhados de uma descarga hormonal e de manifestações comportamentais, desencadeando uma tensão no organismo cujo objetivo é colocá-lo em movimento rumo a um novo equilíbrio”, explica a médica. [...]
As emoções, tanto positivas quanto negativas, podem abalar a saúde. Prova disso é a psicodermatose, doença da pele que tem com o causa a emoção. Segundo estimativa da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a causa dos problemas de pele de um em cada três pacientes é emocional, incluindo estresse, ansiedade e depressão. “A pele tem relação estreita com a nossa mente e reflete muito do que se passa em nosso interior, pois é altamente sensível às nossas emoções”, afirma Soraya.
O laço entre pele e sistema nervoso, segundo a psicanalista, existe desde o ventre materno. [...]
São diversas as doenças que recebem ao menos alguma influência da emoção. “As pessoas somatizam os momentos de tensão das mais diferentes formas. Um exemplo clássico de psicodermatose é o da estudante que tem acne bem às vésperas do vestibular”, exemplifica Soraya. Entre as doenças da pele que podem ter como causa a emoção estão o vitiligo, psoríase, descamações, dermatites, acne, oleosidade, verrugas, manchas e até rugas. [...]
Atenção: Este blogue visa estreitar relações entre doentes com psoríase, partilhando experiências que permitem melhorar a qualidade de vida de quem padece deste problema. Cada caso é um caso, e cada tratamento neste espaço sugerido, por mais eficaz que possa parecer, deverá ser sempre acompanhado de supervisão médica.
Não me responsabilizo por quaisquer consequências indesejáveis que surjam por uso adequado ou inadequado do referido nos artigos e nos comentários de leitores.









































Setembro 21st, 2009 at 8:15 pm
Olá, eu tenho esse problema de psoríase já fazem 10 anos, já usei tudo que é recomendado pelos dermatologistas, atualmente estou usando como alternativa caseira a pola da BABOSA, é muito bom elimina as manchas e acalma muito a coceira, além disso uso shampoo Polytar receitado pela dermatologista e uma loção para passar a noite que contém LCD 20% AC SALICILICO 3% ALANTOINA 1%, aplico nas lesóes a noite.
Se for útil para alguém.
Setembro 23rd, 2009 at 9:31 am
Olá Eliana,
Boas vindas ao blogue! Obrigado pelo comentário.
Muito obrigado pelo seu testemunho, ajudará certamente alguém.
Setembro 26th, 2009 at 8:59 pm
Ola escrevo a tdos que manifestaram está patologia…
Passei uma epoca terrivel da minha vida quando passei por varios,varias tentativas estava servindo de cobaia p/um médico ate que fui tentar outros medicos.
Passei por um momento onde meu rosto estava todo tomado pela doença,ja ñ tinha mas força para lutar o que me mantia de pe era o sofrimento e o amor dos meus pais…ate um dia em que minha mãe encontro uma dotora que tinha o msm problema e me tirou do “buraco”, ela trabalhava cum medicina alternativa(Florais),me passou gotas para tomar e uma polmada que digo que e milagrosa,foidai que comecei a viver novamente..
E digo a todos portadores dessa patologia que devemos espalhar isto pelo mundo existem muiitas pessoas sem nenhum conhecimento e que so agrava o problema.
A vida depende somente de nos………
Outubro 1st, 2009 at 7:26 am
Olá grasiele,
Boas vindas ao blogue! Obrigado pelo comentário.
Muito obrigado pelo seu positivo testemunho, ajudará de certeza muitos leitores. Existem muitos tratamentos naturais que são fabulosos.
Outubro 12th, 2009 at 2:21 pm
Olá doentes de psoríase.
Tenho 42 anos e há 10 que sofro de psoríase. Após tentar todos os produtos tipo daivonex, daivobet etc, consultei a net e descobri o site NATURPENHA. La encomendei o produto e eis que em 3 semanas a pele limpou por completo, ficando apenas uma mancha branca, no sítio da lesão. É um pouco puxado (cerca de 100€) mas vale a pena.
Deixa a pele da cor do iodo, e mancha a roupa, mas vai saíndo com o tempo. aplicar 1X/dia.
Agora estou tentada em experiemtar o adalimumab, mas não sei onde o encontrar, ou se se vende na farmácia, só com receita médica. Alguém sabe?
Paula
Outubro 13th, 2009 at 7:18 am
Olá Paula,
Boas vindas ao blogue e muito obrigado pelo comentário.
Fico feliz que esteja melhor.
Infelizmente, não sei mais do que o referido no artigo. Pode ser que algum leitor a saiba esclarecer.
Outubro 21st, 2009 at 1:06 pm
Ola grasiele, vc pode mandar a formula do remedio via email, tenho psoriase e ja nao sei masi o que usar
Dezembro 28th, 2009 at 10:34 pm
Ola grasiele, vc pode me passar a formula desse remedio via email. Fico agradecida pela força.
Janeiro 2nd, 2010 at 11:41 pm
Olá! Tenho 26 anos e sofro de psoriase desde os 12, herança do meu pai. Desde os 17 que uso oleo hidratante depois do banho (como o dos bebés), que hidrata a pele.
Apesar de ter tido alguns casos agudos na adolescência, o ano de 2009 foi o pior. Desde Agosto que tive várias crises (sempre que andava mais nervosa) que só passaram com o tratamento com Diprosone. Normalmente tenho uma ou duas manchas pequeninas permanentes de psoriase no fundo das costas, às quais n aplico qquer produto específico. Estas marcas relembram-me da fragilidade da minha pele, pq bastam uns dias mais stressantes.
Cheguei à conclusão que o melhor remédio para a psoriase é tentar manter a pele hidratada e o espírito calmo.
Janeiro 4th, 2010 at 12:43 am
Olá Maria,
Boas vindas ao blogue e obrigado pelo comentário.
Concordo plenamente: “Cheguei à conclusão que o melhor remédio para a psoriase é tentar manter a pele hidratada e o espírito calmo.”
Força!
Janeiro 24th, 2010 at 10:17 pm
Grasiele, vc pode me passar a formula do floral
por email.
Janeiro 24th, 2010 at 10:18 pm
Voce pode me passar a forma do floral
por e mail e outras dicas.
Abraços, Conceição
Fevereiro 3rd, 2010 at 1:52 pm
Boa tarde, tenho Psoriase gutata e do couro cabeludo desde os 18 anos após um choque emocional devido à morte de um familiar. Neste momento tenho 37 e tenho vindo sempre a piorar e até a desenvolver outras doenças de pele. O unico tratamento que resulta comigo é o diprosone nv que agora já só uso a loçao inclusivamente no corpo e misturado com creme hidratante para q n faça tanto mal…fica a dica. Ninguém imagina o sofrimento a todos os niveis que esta doença tráz a quem padece dela. Boa sorte a todos e que alguém se interesse e se mexa para encontrar uma solução para esta praga que afecta tanta gente!
Rosa Gonçalves- Cascais- Portugal
Fevereiro 4th, 2010 at 11:39 am
Olá Rosa,
Bem-vinda ao blogue e obrigado pelo comentário.
Tudo de bom para si!
Fevereiro 10th, 2010 at 4:50 pm
Olá
Sou uma jovem de 34 anos e a três anos que sofro de psoríase nos pés e nas mãos.Tenho andado numa luta dificil de superar para encontrar um tratamento que me ajude a melhorar a minha qualidade vida,visto por vezes ter de ficar dois a três dias sem me poder mexer de uma cama porque os meus pés abrem fendas e provocam dor.Doi sobretudo psicologicamente não poder tocar nas minhas filhas ( o não poder cuidar delas)porque as minhas mãos não deixam.Mais do que qualquer dor fisica que possa sofrer o que revolta é esta dor silenciosa!É a exclusão pela sociedade que já vivi em pessoa!Estou aguardar o começo de um novo tratamento e espero melhorar um pouquinho,so o suficiente para voltar a sorrir!A todos que leram o meu testemunho um muito obrigada!
Fevereiro 11th, 2010 at 6:40 pm
Boa tarde tenho a psoriase a muitos anos mais só a 2 anos foi diagnosticado e o tratamento até o momento é atravez de pomada p/ melhorar o local afetado e tentar levar o problema da melhor maneira possível evitando o stress. Boa sorte p/ todos nesta nossa luta diária.
Fevereiro 12th, 2010 at 9:25 pm
Olá Van,
Boas vindas ao blogue e obrigado pelo comentário.
Boa sorte também para si!
Fevereiro 12th, 2010 at 10:32 pm
para o couro cabeludo eu uso champoo stiprox e stiproxal alternando com um champoo de farmacia de lavagens frequentes e keratosane 30 que é um creme rico em gordura 15/20 min antes de lavar quando sinto couro cabeludo seco e ando impecavel!!
Fevereiro 13th, 2010 at 4:42 am
EMOÇÕES… EMOÇÕES…EMOÇÕES…
50 ANOS DE PSORÍASE.EM MINHA TESE EU ESTUDEI FENôMENOS
PSICOSSOMÁTICOS , FOI TERRÍVEL.
PSORISUL – PSORÍASE ARTROPÁTICA – TENDINITE – PULSO
BURSITE – OMBRO / COLUNA – ESCOLIOSE / BICO DE PAPAGAIO-
EXTRAÇÃO DE NÓDULOS – 2 NA COLUNA , 1 NA MAMA E 1 NO ANTEBRAÇO
DORES TERRÍVEIS … CORAÇÃO ……………SOMATIZAÇÃO.
Fevereiro 20th, 2010 at 3:37 am
O assunto é muito importante e muito esclarecedor,porque através do que foi tido tenho vivenciado um aluno de 2anos que está desenvolvendo psoríase e alguns colegas na área de saúde dizem que algo alérgico,mas percebo que a criança faz inúmeras perfurações no corpo mesmo estando feliz. E a conversar com outros educadores sobre o caso vimos que a emoção é a algo muito forte nessa criança. Gostaria de obter informções como ajudar essa criança. Desde ja fico agradecida!!!
Fevereiro 20th, 2010 at 3:39 am
O assunto é muito importante e muito esclarecedor,porque através do que foi tido tenho vivenciado um aluno de 2anos que está desenvolvendo psoríase e alguns colegas na área de saúde dizem que algo alérgico,mas percebo que a criança faz inúmeras perfurações no corpo mesmo estando feliz. E ao conversar com outros educadores sobre o caso vimos que a emoção é a algo muito forte nessa criança. Gostaria de obter informções como ajudar essa criança. Desde ja fico agradecida!!!
Março 12th, 2010 at 1:43 pm
Olá Isabel,
Obrigado por ter visitado este nosso espaço deixando o seu comentário e testemunho.
Entendo perfeitamente a sua angústia. Mas tenha força. Existem muitos casos de doentes aparentemente “curados”!
O que lhe posso sugerir é que tente alguns tratamentos naturais que não façam mal às lesões. Leia por favor outros artigos deste blogue que falam de tratamentos naturais que a poderão porventura ajudar no seu tratamento.
Força! Tudo irá correr bem!
Março 17th, 2010 at 1:00 am
Olá paulo,
Obrigado pela sua visita e comentário.
Março 17th, 2010 at 1:05 am
Olá Valéria,
Muito obrigado pela sua visita e comentário.
É um pertinente ponto de vista, esse. Pode ser que algum leitor tenha algo mais para trazer a debate.
Maio 6th, 2010 at 4:03 pm
boas, Tenho psoriase já algum tempo, tenho quase 18 anos,e tenho vindo a perceber-me que os medicamentos dos médicos,dermatologistas,etc,não resultam em nada,sofro com isto porque já ouvi dizer médicos,dermatologistas e o caraças a dizer “esta doença não tem cura”,tenho andado transtornado da vida porque não posso sair á rua de manga curta,e dizerem-me porque é que andas de casaco?eu apenas digo que é de uma alergia qualquer,sinto-me envergonhado em andar despido,fazer relações sexuais com a minha namorada,já não sei em que pensar!tenho andado com a cabeça nem sei onde,se alguém me pudesse ajudar agradeçia porque esta doença é complicada e para a quem a tem só sabe o que passa.
Setembro 11th, 2010 at 8:15 pm
ola grasiele voce poderia passar a formula para mim dos florais que usou obrigada pelo email alyssaale@hotmail.com
Novembro 22nd, 2010 at 1:32 am
Olá fui diagnosticada á 4 meses com psiorise,esta sendo muito dificil com tantas lesões pelo corpo,quanto mais me preocupo mais paraecem lesões,já passei muito cremes dermatologicos e pomadas sem sucesso por favor me ajudem não sei mais o que fazer,sou morena e as manchas as vezes viram feridas.
Fevereiro 19th, 2011 at 9:20 pm
BOA TARDE GRASIELE VC PODE ME MANDAR A FORMULA DO REMEDIO FLORAL TENHO PSORIASE NAO SEI MAI O QUE FAZER JA FUI EM VARIOS MEDICOS NDA SE RESOLVEU
Abril 4th, 2011 at 1:02 pm
Olá Grasiele, você poderia me enviar a fórmula e a pomada por e-mail, já não tenho mais esperanças de encontrar outra saida! engmaca@hotmail.com