Álcool e psoríase
Já vimos neste espaço a relação entre tabaco e psoríase. Hoje será abordada a relação entre o excesso no consumo de álcool e esta doença de pele.
As consequências negativas da exagerada ingestão de álcool já foram debatidas imensas vezes. É incontestável que o alcoolismo concita o aparecimento de várias complicações de saúde e multiplica a manifestação de outros problemas clínicos. O pertinente artigo Alcoolismo e pele, publicado no Guia da Semana, debate, em conjunto com outras questões, a relação entre o consumo de álcool e a psoríase. A não perder. Eis um pequeno excerto:
[...] Mas há novos indicadores de alcoolismo, mesmo com consumo não tão abusivo. Pele muito oleosa no centro do rosto, eczemas, descamações na testa, sobrancelhas, couro cabeludo (caspa) cantos do nariz (configurando a dermatite seborreica), pertencem a esse grupo.Também podem aparecer algumas formas de psoríase, com descamações resistentes em joelhos e cotovelos, eczema numular com manchas descamativas arredondadas, espalhadas pelo corpo, e as púrpuras, manchas cor de vinho em braços e pernas. [...]
Atenção: Este blogue visa estreitar relações entre doentes com psoríase, partilhando experiências que permitem melhorar a qualidade de vida de quem padece deste problema. Cada caso é um caso, e cada tratamento neste espaço sugerido, por mais eficaz que possa parecer, deverá ser sempre acompanhado de supervisão médica.
Não me responsabilizo por quaisquer consequências indesejáveis que surjam por uso adequado ou inadequado do referido nos artigos e nos comentários de leitores.









































Setembro 7th, 2009 at 3:39 pm
bom
Novembro 17th, 2010 at 8:42 pm
Tenho psorise a anos meu pai também, gostaria de alguma dica pois cada dia aumenta mais e mais…
Março 8th, 2011 at 8:41 pm
Há vários tipos de tratamento. Estes resultam de maneira diferente de pessoa para pessoa. Há o Neotigason que, conjuntamente, com raios UV (em mim não resultou); Há o metotrexato, que em mim anulou completamente a psoríase durante 7 anos (atenção: álcool e metotrexato são uma mistura explosiva para o seu fígado); há também a ciclosporina que também me anulou a psoríase durante 4 anos; e por fim, o embrel, medicamento à base de 2 proteínas humanas, do qual para já nada posso dizer uma vez que só o estou a tomar há 15 dias. Há tb os cuidados paliativos de grande ajuda como o Banhóleum Composto (tem que ser o Composto que contém Ictiol); Há tb o Exorex loção e o Exorex Creme de resultados muito positivos, principalmente na cara e nas mãos (mas tem que o pedir a alguém que viva na Grã-Bertanha, uma vez que só lá existe. E por fim, recomendo o Psoriasdin tb à base de alcatrão, o qual só em Espanha o poderá comprar. Quanto aos peixinhos da Turquia (que por acaso tb já existem em Portugal (Póvoa de Varzim e em Palmela), esqueça: é uma perda de dinheiro e de tempo. Espero ter ajudado. Cumprimentos
Março 8th, 2011 at 8:52 pm
Esqueci-me também de incluir o Daivobet pomada, que é uma mistura de calcipotriol e betametasona e que como tratamento tópico é o melhor creme do mercado; bem como o seu congénere o Xamiol, que contem exactamente as mesmas substâncias, mas de forma líquida para aplicar no couro cabeludo. Espero mais uma vez que tenha ajudado.
Cumprimentos
Julho 9th, 2011 at 8:42 pm
Patricia,
Ha mais de 6 anos que tambem sofro com psoriase. Antes de “descobrir” a ciclosporina tentei todas as locoes e pocoes que me receitavam e nada resultava. dava a ilusao que as “cascas” saiam mas passado um dia ou 2 estavam de volta (ja para nao falar que sao na sua maioria cremes gorduros e que para quem tem uma vida activa nao sao nada practicos. alguns deles precisava de lavar o cabelo 3 ou 4 vezes para sairem completamente. simplesmente nao os acho practicos). Cheguei a tomar steroids que so deram cabo do meu sistema ao ponto de ter que tirar a vesicula e agora sofrer efeitos disso.
Eu tinha o couro cabeludo completamente coberto de cascas, os cotovelos igualmente – ate sangravam as vezes, debaixos das unhas das maos e dos pes, ate dentro das orelhas para falar de alguns.
No ano passado pedi ao meu dermatologista para me receitar ciclosporina. Comecei a tomar e num espaco de 3 meses fiquei sem nada. Enquanto a estava a tomar tinha que fazer analises de 2 em 2 semanas e medir a tensao arterial de 10 em 10 dias, mas nada que me incomodasse.
Como sou uma pessoa muito stressada ao fim de 8 meses a psoriase comecou a voltar mas muito menos e o dermatologista tornou a receitar a ciclosporina. Na minha opiniao, e e’ claro que somos todos diferentes, e’ a melhor cura que existe.
Quero agora experimentar os peixinhos visto que em inglaterra, onde moro, anda tudo numa loucura a fazer pedicures com isso. Aproveito para perguntar ao Nelson porque e’ que diz que mais vale esquecer.