23andMe
Li hoje no sítio da Internet do Jornal de Notícias um artigo bastante interessante intitulado Teste caseiro lê segredos dos genes. O texto fala de um novo produto, de origem norte-americana, intitulado 23andMe. Considerada a criação mais importante do ano transacto pela conceituada revista Time, o inédito produto vem subindo as suas vendas no mercado português. Trata-se de um teste caseiro que descodifica o genoma humano a partir da saliva. Deste modo, segundo o título do artigo supracitado, «lê segredos dos genes».
Quem utiliza o artigo poderá saber a sua propensão para desenvolver artrite reumatóide ou psoríase, bem como outras doenças.
O produto é, convenhamos, passível de criar alguma polémica.
Eis um excerto do artigo supracitado, que não poderá perder:
Os testes para descodificar o genona e detectar, por exemplo, tendência para o desenvolvimento de diversas patologias não são novidade. O que é inovador nesta empresa [...] é proporcionar um serviço simples e de preço acessível. A aposta num custo bastante mais baixo do que o habitual traduziu-se numa procura global, o que permitiu baixar o preço inicial de mil dólares para 399 (cerca de 280 euros).
Portugal está entre os países onde o serviço está disponível. Fonte da empresa confirmou ao JN que contam com portugueses entre os seus clientes, mas recusou dizer quantos, alegando a política de privacidade da companhia.
Mas, afinal, o que os genes podem dizer sobre nós próprios? Informações curiosas mas não muito relevantes, como a cor do cabelo ou dos olhos, e outras que podem ser de importância fundamental, como a tendência para desenvolver um número muito alargado de doenças. Diabetes tipos 1 e 2, artrite reumatóide, doenças de Crohn e de Parkinson, cancros da mama e da próstata, psoríase e resistência à lactose são alguns dos quadros médicos que podem ser previstos a partir da leitura do ADN (ácido desoxirribonucleico, onde está armazenada toda a informação genética que herdamos dos nossos ancestrais).
Não se trata, contudo, de previsões absolutas, mas antes de tendências que, combinadas com muitos factores como o estilo de vida, podem ou não concretizar-se. A descodificação do genoma humano (conjunto de sequências de 23 pares de cromossomas existentes no núcleo de cada célula) abriu novos caminhos em áreas como a medicina, a farmacoterapia e a investigação criminal. Num futuro que adivinha não muito distante, será possível seleccionar tratamentos com base na configuração genética do indivíduo e até fabricar medicamentos à medida. Mas, também se receia que essa preciosa informação passe a ser usada para fins menos benignos, como impedir a realização de seguros ou, em casos mais extremos, para discriminar no acesso a emprego. [...]
Atenção: Este blogue visa estreitar relações entre doentes com psoríase, partilhando experiências que permitem melhorar a qualidade de vida de quem padece deste problema. Cada caso é um caso, e cada tratamento neste espaço sugerido, por mais eficaz que possa parecer, deverá ser sempre acompanhado de supervisão médica.
Não me responsabilizo por quaisquer consequências indesejáveis que surjam por uso adequado ou inadequado do referido nos artigos e nos comentários de leitores.









































Outubro 5th, 2009 at 9:00 am
sofro de psoríase e gostaria de saber mais como lidar mcom a doença, bem como de formas de tratamento.
Outubro 5th, 2009 at 12:47 pm
Olá beto,
Boas vindas ao blogue e obrigado pelo comentário.
Compreendo muito bem a sua ansiedade. Mas seja positivo e tenha força.
O que lhe posso sugerir é que tente alguns tratamentos naturais que não façam mal às suas lesões. Leia por favor outros artigos deste blogue que falam de tratamentos naturais que a poderão porventura ajudar no seu tratamento.
Consulte sempre um médico dermatologista, e até mais do que um, para obter várias opiniões.
Outubro 5th, 2009 at 12:54 pm
Caro beto,
Já havia respondido a este seu comentário. Foi no artigo “Tratamento para a psoríase vindo do Brasil” (http://www.psoriase.eu/tratamento-para-psoriase-brasil/).